sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Porque não?!





Todos os dias somos invadidos por notícias sobre a crise, austeridade, desemprego, orçamento de estado e afins. Portugal é visto como o "bom aluno", aos olhos da Comissão Europeia, mas será isso tão bom para nós?!? Acho que todos sabemos a resposta. 

Cada vez estamos mais parecidos com a Grécia, somos empurrados, todos os dias, mais um bocadinho, para o fundo do poço e porquê?!? Porquê temos uma dívida astronómica que os nossos antigos governantes fizeram e que os actuais fazem questão que continue a subir?!? 

Já cansa serem sempre os mesmos a pagar os erros dos outros. 

Quando começaremos a punir os responsáveis?!? E que tal, se em vez de nos parecermos com a Grécia, tentássemos seguir o exemplo da Islândia?!? 





  

Hoje no programa Sexta às 9, na RTP, o tema é exactamente esse.
"Chamam-lhe o milagre islandês. Confrontada com o maior colapso financeiro de sempre, a Islândia sentou o primeiro-ministro no banco dos réus e revolucionou o sistema político. 4 anos depois já tem a economia do país a crescer. Há ou não alternativa a esta receita a esta austeridade? Viajámos até Reikjavic para lhe mostrar como foi possível dar a volta a uma crise que tinha o mesmo potencial de arrasar um país"



2 comentários:

Storm disse...

Infelizmente, os portugueses não têm a frieza necessária dos islandeses... Mas, sim, é um óptimo exemplo a seguir!!

Lilith disse...

Storm - Podemos não seguir o exemplo na totalidade mas muitas coisas deveríamos seguir...
Revolta-me a nossa passividade.